Dentro do laboratório e por dentro da nanotecnologia: alunos em reta final do ensino médio, a poucos passos da graduação, conheceram um pouco das tecnologias possíveis a partir de nanopartículas.
A convite do CEI, o Centro de Ensino e Inovação da UFMG, a NanoBrasil apresentou aos estudantes o que de fato é a nanotecnologia e como ela se aplica no mercado.
O objetivo da visita foi instigar os jovens pela pesquisa, pela química e pela inovação.
“Os estudantes ficaram entusiasmados por conta dessa tentativa de aproximá-los, mostrando as funcionalidades da tecnologia que nasce dentro da universidade e vai para o mercado”, diz Manuel Rodríguez, coordenador do laboratório de pesquisas da NanoBrasil.

“Muitas vezes, a nanopartícula é associada à toxicidade e à insegurança. Quem desconhece ou conhece muito pouco acaba tendo medo dessas novas tecnologias”, diz Manuel.
Os equipamentos em uma pesquisa
A visita aconteceu dentro do laboratório do Departamento de Química da UFMG e, além de conhecerem os produtos, os estudantes viram para que servem os equipamentos no processo de pesquisa.
“Nós fomos convidados não somente para apresentar a empresa, mas também mostrar como são os equipamentos que a gente tem dentro do Departamento de Química e como eles são usados no dia a dia pelas indústrias, na fabricação dos produtos”, conta Manuel.

“Levamos algumas nanopartículas, alguns produtos preparados, algumas soluções, para mostrar todas as etapas em que a NanoBrasil está envolvida na criação de seus produtos”, finaliza Manuel.


